quinta-feira, 20 de setembro de 2012

OBESIDADE, FUJA DESSE MAL

Hoje irei postar um arquivo que fala sobre um problema que está afetando muitas pessoas, "OBESIDADE" é o acúmulo excessivo de gordura no corpo, causado por problemas glandulares, nervosos ou gastro intestinais e por erros alimentares e etc. Nas mulheres, o período pós-parto e a menopausa favorecem a retenção de gordura pelo organismo. As pessoas obesas têm constante sensação de fadiga, baixa resistência física e fôlego curto; além disso, as rótulas do joelho e a coluna vertebral podem sofrer dano pelo excesso de peso. Em conseqüência da obesidade, podem surgir outros problemas de saúde, tais como as complicações cardíacas, doenças do pâncreas, dos rins, da bexiga e dos pulmões. Quando a obesidade torna-se um problema crônico para o paciente, é necessário que o médico endocrinologista determine a causa da doença e prescreva o tratamento adequado. Porém qualquer pessoa que desejar uma condição física mais saudável pode tomar alguns cuidados simples e eficazes, para combater a obesidade e manter o peso ideal.
Beba água pura e fresca em abundância. A recomendação médica é de dois litros por dia. A água fará um trabalho de lavagem dos tubos gastro intestinais, desimpedindo-os e facilitando a absorção das substâncias úteis presentes nos alimentos e eliminando o imprestável. Além disso, ela estimulará o trabalho dos rins, que precisam funcionar plenamente para eliminar o excesso de líquidos no organismo.
Separe algumas horas do dia, se possível pela manhã, para caminhadas ao ar livre. Além de estimular a eliminação de líquidos através do suor e queimar calorias, as caminhadas estimulam também os intestinos, facilitando a digestão dos alimentos e a eliminação das substâncias inúteis.
Evite usar alimentos artificiais, industrializados e processados. Substitua-os por alimentação natural, compostas de legumes crus, frutas frescas da época e cereais integrais. Use alimentos diuréticos como abacaxi, melancia, pêra e outros e ricos em fibras como a soja, milho, ervilha, arroz integral e outros.
Estabeleça horários regulares para alimentação. Um adulto sadio necessita de apenas três refeições diárias. Entre as refeições não coma doces, bolos, bombons, salgadinhos etc. Beba apenas água pura e sucos de frutas naturais.
Suspenda o uso de café, fumo e bebidas alcoólicas. Estas substâncias abalam o sistemas nervoso e criam a ansiedade que leva muitas pessoas a comerem fora de hora.
Não use sucos, refrigerantes ou água junto com os alimentos sólidos, pois este hábito prejudica a digestão. Evite sobremesas e preparações doces após as refeições. Use chás digestivos como, por exemplo: camomila, carqueja.
Tome suco puro do tomate, tomar 250 ml, pela manhã, em jejum. Use também o tomate na alimentação, em saladas cruas. Coma chuchu cozido em vapor e temperado com azeite de oliva e sal.
Se você sofre desse mal entre nessa luta com muita força de vontade.
Boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário